Eletroestimulação Muscular

Entenda como funciona a Eletroestimulação Muscular

Se você chegou até aqui foi porque tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a Eletroestimulação Muscular.

Então vem com a Pulselab para mergulhar no mundo do treinamento com EMS.

O que é Eletroestimulação Muscular (EMS)?

A sigla EMS vem do inglês, Electro Muscle Stimulation e em tradução livre para o português: Eletroestimulação Muscular foi criada e desenvolvida na Alemanha a cerca de 15 anos.

Para treinar, o praticante utiliza uma roupa especial por onde são disparados estímulos elétricos de baixa frequência que simulam os impulsos enviados pelo sistema nervoso central, culminando nas contrações musculares.

De forma a melhorarmos ainda mais a eficácia do treino, os impulsos involuntários gerados pelo equipamento são incrementados com estímulos de contração voluntária, por isto durante a sessão de treino são passadas diferentes séries de exercícios para serem realizadas juntamente com os estímulos do equipamento.

Mas fique tranquilo, que aqui na PulseLab você estará sempre acompanhado de um de nossos profissionais de excelência.

Diferentemente dos equipamentos de eletroestimulação usados em tratamentos de reabilitação, os equipamentos usados na PulseLab promovem diferentes correntes com frequências e larguras de pulso definidas especificamente para o objetivo do aluno. Este diferencial possibilita não somente o atingimento de fibra musculares mais profundas, como também o aumento da intensidade da contração muscular.

Portanto, em uma sessão de treino de força com duração de 20 minutos, estimulamos em torno de 350 músculos diferentes a cerca de 80% do seu potencial máximo.

Quantas vezes por semana é indicado?

A efetividade do treino com EMS já ocorre com uma sessão por semana, podendo ser potencializada com duas ou até três sessões por semana. Aqui na PulseLab estabelecemos o limite de até três sessões semanais visando evitar o estado de overtraining, ou seja, quando o corpo não tem tempo hábil para retomar o seu equilíbrio químico, metabólico e estrutural, o que pode trazer consequências orgânicas como: fadiga, sensação de fraqueza, alteração de humor, dificuldade para dormir entre outros.

Quais os benefícios do Treinamento de EMS?

O principal benefício entregue pelo treino com EMS é o aumento da força muscular em todo o corpo, o que traz uma maior autonomia para realização das atividades diárias. Estudos também apontam para um consequente aumento da longevidade, pois é um potente mecanismo de frenagem de perda de massa muscular, perda esta que se inicia a partir dos 30 anos e se torna ainda mais acelerada após os 50 anos de idade.

Dentre os muitos estudos que utilizam a EMS o público-alvo varia desde pessoas jovens a idosos, pessoas sadias, atletas de alta performance, pessoas com lesões que limitam a execução de outras atividades e tem na Eletroestimulação uma alternativa muito eficaz, já que o treinamento minimiza a sobrecarga e o impacto sobre as articulações do praticante.

Uma forma muito simples de perceber tudo que explicamos até aqui é agendando uma Experiência PulseLab conosco clicando aqui e viver na prática o que é ser PULSE.

Vem pra PulseLab!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *