A Eletroestimulação muscular foi criada e desenvolvida a cerca de 15 anos na Alemanha. Com uma roupa especial o praticante é conectado em uma máquina que passa a disparar impulsos elétricos de baixa frequência gerando uma ativação muscular intensa.
Você deve estar se perguntando se há riscos de receber uma descarga elétrica realizando esse tipo de treinamento, não é?
E a resposta é: Não! O treinamento por eletroestimulação recria o movimento de contração muscular através de um estímulo de baixa frequência similar ao impulso cerebral que é disparado para realizarmos uma contração muscular. Portanto, o treinamento é 100% seguro.
Pensando em uma sociedade cada vez mais inerte, onde a demanda de atividades cotidianas que recrutam nossa musculatura diminuiu abruptamente nos últimos tempos, o treinamento neuromuscular se faz necessário para frear a evolução da perda de massa muscular que ocorre com o envelhecimento (sarcopenia).
A partir dos 30 anos já podemos perceber o declínio de unidades motoras ficando mais evidente e rápido após os 50 anos trazendo uma série de consequências a saúde, mas isso é papo para um outro artigo.
Hoje viemos te trazer quais os 5 benefícios da Eletroestimulação Muscular!
- Rápido e preciso
O treinamento de eletroestimulação tem duração média de 20 minutos. Esse tempo é suficiente para ativar mais de 250 músculos de forma eficiente e potencializada, podendo equivaler a 120 minutos de um treino convencional.
2. Redução do Percentual de Gordura
A massa muscular é um tecido energeticamente ativo, significa que o corpo necessita demandar energia para mantê-lo em constante equilíbrio, logo, com o aumento da massa muscular a Taxa Metabólica Basal (taxa que mantém nossas funções corporais básicas ativas) se eleva. Com a elevação metabólica há a necessidade de aumentar a energia utilizada para suprir o corpo e é dessa forma que as células de gordura que estavam estocadas começam a ser utilizadas culminando na redução do percentual de gordura.
3. Eficiência de Trabalho
Pelos eletrodos serem colocados diretamente sobre os principais grupamentos musculares os impulsos atingem exatamente o seu alvo, tornando o treino mais rápido e eficiente. O treino com eletroestimulação recruta até 30% mais fibras musculares, se comparado com um treino convencional.
4. Fortalece toda a estrutura do corpo
Horas de home office podem tornar a postura uma preocupação e quase sempre desencadeiam dores. No treinamento de eletroestimulação da PULSELAB eletrodos são colocados estrategicamente na área central do corpo responsável por todo controle postural. O fortalecimento do complexo do CORE (área que inclui os músculos abdominais e paravertebrais) é importantíssimo para uma estrutura física compatível com nossa rotina atual.
5. Ajuda a regular o sistema urinário
Falando de especificidade, os exercícios de eletroestimulação garantem a possibilidade de agirmos em prol de um problema específico, como por exemplo a incontinência urinária.
É possível realizar sessões específicas para o fortalecimento da região do pavimento pélvico e com isso minimizar um problema já instaurado.
Chegando até aqui você pode perceber que os exercícios de Eletroestimulação são democráticos e trazem benefícios para performance, saúde, envelhecimento, estética e muito mais!!
Ficou curioso? Agende sua Experiência na PULSELAB clicando aqui
Vem Pulsar com a gente!