É comumente sabido e amplamente pesquisado que a maneira mais eficaz de combater o declínio natural da massa e função musculares relacionados com o avanço da idade é um estilo de vida fisicamente ativo, e mais importante, com a execução de exercícios regulares. Entretanto, devido a limitações físicas, falta de tempo ou falta de motivação, um grande número idosos não é capaz ou não está disposto a realizar treinamentos de resistência intensos.
Descrição da pesquisa e resultados
Na maior parte da pesquisa, Kemmler e von Stengel avaliaram os efeitos do treinamento com EMS de corpo inteiro em parâmetros de força e na composição corporal/ massa muscular em indivíduos idosos. Trinta mulheres na pós-menopausa (idade média de 65, ± 5 anos), participantes de um estudo com duração de um ano em treinamento de resistência de alta intensidade, realizaram sessões de treinamento com eletroestimulação com duração de 20 minutos por um período de 14 semanas. Foram observados efeitos positivos significativos:
- Redução da gordura corporal
- Aumento da força
- Aumento de potência
Para dar validade às conclusões, os pesquisadores fizeram uma segunda avaliação, testando ainda mais parâmetros. Para o segundo estudo, 28 homens (65-75 anos de idade) foram avaliados em sua capacidade física e em mudanças na composição corporal antes e após o treinamento com EMS. Após 14 semanas de treinamento com EMS, os resultados do teste para os 28 homens também mostraram efeitos positivos significativos:
- Aumento da massa muscular
- Redução da gordura corporal
- Redução da circunferência da cintura
- Aumento da força
- Aumento de potência
- Aumento da capacidade aeróbia
Os resultados desta pesquisa indicam a eficácia do treinamento com eletroestimulação para pessoas com 60 anos ou mais e oferece um método alternativo e atraente de treinamento. Por ser capaz de realizar o treinamento de força sem risco para além das barreiras relacionadas com a idade, o treinamento com eletroestimulação muscular mostrou-se eficaz para mulheres e homens. Ambos os grupos de estudo mostraram melhorias na composição corporal (gordura corporal, massa muscular, circunferência da cintura), bem como na capacidade física (força, potência e capacidade aeróbia).
Conclusão
Os resultados do estudo mostram que o treinamento com eletroestimulação muscular pode ser usado pela maioria dos grupos etários e pode ajudar as pessoas a melhorarem sua composição corporal, bem como a sua capacidade física. Como conclusão de suas descobertas, os pesquisadores declararam o seguinte: “…até onde sabemos, não temos conhecimento de estudos de exercícios convencionais que relataram alterações comparativamente favoráveis para a gordura corporal e para a massa livre de gordura. Os resultados são notáveis especialmente considerando a curta duração…”
Clique aqui e agende sua experiência!