A avaliação física faz parte do trabalho executado pelo profissional de educação física. É por meio dos dados coletados durante o contato professor x aluno, que o professor tem a possibilidade de prescrever os melhores exercícios e realizar o acompanhamento da evolução de forma tangível para ambos.
Nesse artigo você vai conhecer cada etapa da Avaliação Física realizada aqui na PULSELAB e a importância de cada informação na construção de resultados concretos.
O que é a avaliação física e o que é avaliado durante a análise?
Ao iniciar uma rotina de exercícios avaliar o ponto de partida e a evolução conforme a prática são cruciais para alinhamento do treinamento às expectativas do aluno e obtenção dos resultados desejados. Por isso, a avaliação física é tão importante, pois ela é a ferramenta ideal de análise.
Aqui na PULSELAB a avaliação física já está inclusa na rotina inicial do cliente e a cada 3 meses para acompanhamento estratégico da evolução e prescrição alinhada aos desejos do cliente. A avaliação é realizada pelos nossos profissionais e busca analisar as condições atuais de saúde do indivíduo e, a partir daí, traçar o cronograma de exercícios ideal.
A avaliação ainda pode identificar as limitações físicas e biológicas do aluno, o que influenciará a execução de algum exercício, além de encontrar indícios de alguma doença.
É por isso também que a avaliação física é tão importante. Ela evita que o aluno exceda seus limites ou realize algum exercício inadequado para o seu momento atual.
Aqui na PULSELAB a avaliação física inclui:
- Anamnese: método baseado na investigação de doenças hereditárias, hábitos alimentares e do sono;
- Avaliação Antropométrica: Nessa etapa é feita a coleta das medidas corporais do aluno, a fim de verificar a evolução do corpo com a prática da Eletroestimulação Muscular. Nela medimos: peso; altura; circunferências com fita antropométrica para avaliarmos se já houve perda de medidas para quem quer emagrecer ou aumento de medidas para quem visa hipertrofiar e; análise do percentual de gordura uma importante medida de acompanhamento da composição corporal para quem quer emagrecer com qualidade, já que o peso por si só pode camuflar a evolução da redução do percentual de gordura pela elevação da massa magra.
- Avaliação Postural: Feita de forma visual, tem o objetivo de perceber possíveis alterações na postura do indivíduo e que podem interferir na prática correta do exercício e até na impossibilidade de execução de alguma atividade específica.
- Avaliação do Padrão de Movimento: Nessa análise o avaliador aplica testes específicos de padrão de movimento e de forma visual categoriza e identifica disfunções e/ou restrições de movimento do aluno afim de evitar lesões ao longo do treino.
Qual a importância da avaliação física?
Como já vimos até aqui, além de ser fundamental para o profissional de educação física fazer a prescrição correta do treinamento, de acordo com as características individuais e ajudá-lo a identificar problemas de saúde, a avaliação física é necessária para o acompanhamento evolutivo do aluno.
Desta forma, é possível perceber se o treinamento de EMS está surtindo efeito ou se é necessário fazer mudanças nos exercícios propostos.
Por esses motivos, a avaliação física deve ser realizada de forma periódica, dentro de um período determinado pelo profissional que faz o acompanhamento e, de preferência, em conjunto com um profissional da área de nutrição para otimização dos resultados.
Tanto zelo e cuidado com a sua saúde e seus objetivos você só encontra aqui na PULSELAB. Clique aqui, agende sua Experiência PulseLab e vem vibrar com a gente!