Por ser uma tecnologia nova no mercado muitos mitos foram criados em torno da Eletroestimulação Muscular.
Se você chegou até aqui, é porque tem interesse, mas ainda rola uma dúvida: Será que o treino de EMS é para mim?!
Nós vamos te provar que sim!
O que é Eletroestimulação Muscular (EMS)?
A sigla EMS vem do inglês, Electro Muscle Stimulation e em tradução livre para o português: Eletroestimulação Muscular foi criada e desenvolvida na Alemanha a cerca de 15 anos.
Para treinar, o praticante utiliza uma roupa especial por onde serão disparados estímulos elétricos. Esses imitam os estímulos elétricos disparados pelo cérebro, mais especificamente, pelo Sistema Nervoso Central que culminam nas contrações musculares.
Partindo desse princípio o músculo se contrai com maior intensidade do que se estimulado naturalmente.
Mas afinal, quais são os principais mitos e verdades sobre a Eletroestimulação Muscular?
1. Mito ou Verdade: Mulheres em período pós-parto não podem praticar exercícios com EMS?
MITO! As mamães podem iniciar seu treinamento a partir de 8 semanas em caso de parto Cesária e a partir de 6 semanas em caso de parto normal, sem complicações e com liberação médica.
O treinamento de Eletroestimulação Muscular é muito eficaz para a diástase abdominal (afastamento do músculo reto abdominal) e para minimizar a flacidez. Além do treino EMS garantir eficiência em 1 ou 2 sessões de 20 minutos encaixando facilmente na rotina da mamãe e do bebê.
2. Mito ou Verdade: Pessoas idosas podem realizar exercícios de EMS?
VERDADE! Não só é verdade, como o treinamento de Eletroestimulação Muscular é amplamente recomendado para pessoas idosas. Isso porque o treinamento de EMS estimula o aumento da força e da hipertrofia (aumento da massa magra), ampliando a autonomia da pessoa idosa na execução de tarefas do dia a dia.
3. Mito ou Verdade: A Eletroestimulação Muscular substitui o treinamento aeróbico?
MITO! A EMS é um exercício neuromuscular ou contra resistido, como é chamado na literatura. Seu objetivo principal é aumentar a força e a massa magra do indivíduo de uma forma muito mais eficiente do que a convencional.
Ainda que seja sabido que a massa muscular é um tecido energeticamente ativo e por isso pode gerar aumento da taxa metabólica basal (mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso) fazendo com que queimemos mais calorias e tendo um papel fundamental no emagrecimento. Porém, o método não é capaz de substituir todos os exercícios físicos e a necessidade de se adotar uma rotina de vida saudável.
Sabendo disso, aqui na PULSELAB possuímos modalidades em que o treino com EMS é complementado com exercícios aeróbicos, como a BIKE e o CARDIO. Você faz tudo em um só lugar!
4. Mito ou Verdade: Em pouco tempo já é possível perceber resultados?
VERDADE! 20 minutos de treino de 1 a 2 vezes por semana são suficientes para se obter resultados significativos.
Apesar de elucidarmos as principais dúvidas em relação a EMS, nada substitui a vivência na modalidade.
Agende sua Experiência PulseLab clicando aqui e vem pulsar com a gente!
👏👏👏👏👏
Excelente explicação!!!
E verdadeira!!!